© Adriana Vital
A confiança em Deus e a certeza de que tudo segue Seus Desígnios de justiça e amor são conquistas que devem ser buscadas continuamente, pois fortalecem o entusiasmo pela vida para o enfrentamento e superação dos desafios existenciais.
Certamente que durante a existência humana, não faltarão os desafios, as dificuldades, as preocupações, as incertezas que nos inquietarão o coração, causando-nos preocupações, dores e aflições, mormente quando somos submetidos a provas fora de nosso controle, como as crises que fogem a nossa vontade e abalam nosso mundo interior ou as hecatombes que assolam o mundo exterior e que parecem minar as possibilidades de felicidade e paz.
Entretanto, é em meio às terríveis calamidades naturais, às tragédias humanas ou aos grandes flagelos interiores, que se faz imprescindível se busque na presença de Deus a tranquilidade necessária para que se vivencie de maneira equilibrada o momento e se encontrem mecanismos para prosseguir na lida com serenidade, lucidez e resignação, sem revoltas, sem lamúrias, sem remorsos, sem desânimo. Apenas a confiança na presença de Deus e a certeza de que tudo segue Seus Desígnios, trarão conforto, calmaria e a resiliência necessária a continuidade dos compromissos existenciais.
Importante nos lembremos, como assevera a benfeitora Joanna de Angelis, que quando depositamos em Deus nossas dúvidas, medos e ansiedades, confiando-nos a Sua Vontade, “tudo transcorre normalmente, e, se algo perturbador acontece, a serenidade assume o controle da situação e age com acerto”.
Um coração confiante é envolvido pelo entusiasmo e pelo otimismo que são forças geradoras da vontade de agir, que estimulam e renovam o ânimo, aquietando o coração e a mente para que se faça em clima de calma a resolução dos compromissos. Uma pessoa entusiasmada irradia alegria e entendimento, boa vontade e fé!
Os desafios existenciais e os grandes flagelos destruidores, embora carregando consigo as lágrimas das criaturas, proporcionam oportunidades de renovação e crescimento quando vivenciados em clima de serenidade e resignada aceitação, movimentando-se a criatura para a mudança necessária de atitudes e conquista de valores ético-morais e espirituais. Disse-nos Jesus: “Não se turbe o teu coração”, ensinando-nos que a calma e a confiança em Deus devem ser o lema de nossa caminhada evolutiva para a conquista da felicidade.